Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar

PNPSE
Candidatura ao POCH
CANDIDATURA AO POCH NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

A Resolução do Conselho de Ministros nº 23/2016 criou, nos termos do artigo 28º da Lei nº 4/2004, de 15 de janeiro, e das alíneas d) e g) do artigo 199º da Constituição da República Portuguesa, o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Este Programa visa a promoção de um ensino de qualidade para todos, combater o insucesso escolar, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e do aumento da eficiência e qualidade da escola pública.

Entre várias medidas propostas, na sua alínea e) do número 1 deste diploma, pode ler-se, num dos seus princípios, que se aprova a dinamização de um programa de formação contínua que capacite as escolas para a reflexão sobre as práticas locais e para o desenvolvimento de estratégias inovadoras e indutoras de mudança.

Na alínea a) do número 5, também se aprova a disponibilização, em conjunto com os Centros de Formação de Associação de Escolas, de formação contínua de apoio à conceção dos programas e, num momento posterior, à sua implementação, tendo por referência as necessidades de formação resultantes do Plano de Ação Estratégica elaborado por cada escola.

Por Edital, o Coordenador da Equipa de Missão, criada no âmbito do diploma referido, procedeu à abertura de candidaturas à apresentação de planos de ação estratégica dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas com vista à promoção do sucesso escolar.

Seguiu-se um intenso trabalho, em ambiente formativo de partilha e colaboração, na modalidade de oficina de formação, envolvendo as 10 escolas associadas do CFAE Sousa Nascente, levado a cabo pelas respetivas equipas indicadas por cada unidade orgânica, resultando em 9 planos de ação estratégica e um plano de melhoria (de uma escola TEIP, já anteriormente concebido).

Os planos elaborados, orientados para o planeamento e realização do ensino e da aprendizagem e da avaliação para as aprendizagens, resultaram numa candidatura patrocinada pela Escola-sede do CFAE Sousa Nascente, envolvendo 62 eventos formativos, cujos dados essenciais da candidatura poderão ser consultados AQUI.

É esta missão, cuja responsabilidade assumimos desde a primeira hora, que queremos realizar em conjunto com as nossas escolas associadas e respetivos docentes, prevendo o envolvimento de cerca de 1200 formandos, até julho de 2018, na certeza que, desta forma, cumpriremos os desígnios do PNPSE, contribuindo, pela via da formação contínua, para aumentar os indicadores de sucesso e a melhoria dos resultados escolares dos nossos alunos.

COLLABORARE - Rede de CFAE
Este Centro de Formação integra a Collaborare - Rede de CFAE

Escola Secundária de Lousada | R. Dr. Mário Soares, 194 | 4620-493 LOUSADA
Telf: 255820953 | Fax: 255820959 | E-mail: cfsn@cfaesousanascente.org
logo_governo_portugal