POCH
CCPFC
dge
DGRHE
DREN

Certificação PTE nível I:
Portal das Escolas

Plataforma Moodle do CFAE SN:
Plataforma Moodle do CFAE SN

Rede de Bibliotecas de Lousada:
Rede de Bibliotecas de Lousada

Rssss-32 aTwitter-32 aFacebook-32

Plano de Formação 2010

Últimas Notícias

Na sequência da Reunião realizada na passada Sexta-feira, em Lisboa, com os representantes da DGRHE, DGIDC e Plano Nacional de Formação PTE, o CFAE Sousa Nascente já pode informar todos os colegas, das Escolas Associadas, que a candidatura para o Plano de Formação 2010 vai ser apresentada até finais do próximo mês de Maio e abrangerá cerca de 1/3 de todos os Docentes. Esta Formação enquadra-se no Plano PTE que se desenvolverá até 2013 e, para já, destinar-se-á a Pessoal Docente das Escolas Públicas da área de cada CFAE. As Acções a candidatar visarão a Certificação PTE de nível II e, de forma progressiva, todos os Docentes irão realizar 4 Acções de 15 horas para poderem obter a referida Certificação. Esta Formação está organizada por Grupos Disciplinares, o que faz com que também releve como Formação Adequada para os respectivos Grupos de Recrutamento, tendo por base as Metodologias e Didácticas de Ensino e Aprendizagem (casos dos grupos 100, 110, 910, 920 e 930) ou os Quadros Interactivos Multimédia no Ensino-Aprendizagem para os restantes Grupos Disciplinares dos 2º e 3º CEB e Ensino Secundário. A estes ainda se junta formação Especifica, neste 1º ano, para Professores Bibliotecários.

Plano Tecnológico da Educação

Quanto à certificação de Nível I, o que podemos neste momento adiantar, é que os colegas podem desde já registar-se no “Postal das Escolas” (www.portaldasescolas.pt) e solicitar a sua Certificação ao abrigo da Portaria nº731/2009, de 7 de Julho. Podemos também, entretanto, informar que o CFAE reuniu em Comissão Pedagógica na passada Quinta-feira e com o Conselho de Formadores da Formação, hoje, dia 26, onde as questões da selecção dos formandos e constituição de turmas estão a começar a ser trabalhados, de forma a podermos fazer uma candidatura adequada e de acordo com as questões regulamentares a que estamos obrigados, sendo que prestaremos mais informações brevemente. Não sendo a Certificação de nível I obrigatória, nem necessária para a frequência das Acções de nível II, o CFAE aconselha que todos os colegas que estejam em condições de poderem requerer a sua Certificação o façam, não havendo prazo, para já, estipulado para esse efeito.

Concluindo, teremos candidatura até 31 de Maio, formação de Formadores em Junho (em princípio) e formação no terreno a partir de Julho e que se prolongará até Dezembro de 2010.

COLLABORARE - Rede de CFAE
Este Centro de Formação integra a Collaborare - Rede de CFAE

Escola Secundária de Lousada | R. Dr. Mário Soares, 194 | 4620-493 LOUSADA
Telf: 255820953 | Fax: 255820959 | E-mail: cfsn@cfaesousanascente.org
logo_governo_portugal